Fundação e Espaço Cultural Pierre Verger


Fundação e Espaço Cultural Pierre Verger
       A Fundação Pierre Verger foi criada em 1988 por Pierre Verger com o objetivo de preservar e divulgar a obra do fotógrafo e destacar a importância das culturas africanas e afro-brasileiras. Situada na Ladeira da Vila América no Engenho Velho de Brotas, o espaço social oferece oportunidades para crianças, jovens e adultos de comunidades próximas à instituição, o local tem contribuído para a formação educacional e cultural, trazendo à comunidade diversas oficinas tais como, dança afro, teatro, violão, educação digital, e várias outras. O projeto conta com a colaboração de diversos profissionais alguns recebem uma ajuda de custo, e outros que se dedicam de forma voluntária. Para participar das oficinas, a fundação exige que o aluno esteja matriculado e estudando.
       A instituição conta com banheiros comuns, masculino e feminino e especial, copa e cozinha, salas dos cursos, como fotografia, educação digital etc. Um espaço cultural, onde acontecem as programações voltadas para cultura e arte africana, e recentemente uma horta esta sendo organizada por funcionários e alunos.
       A maioria dos alunos são estudantes de escolas públicas, e se encontram em situações de risco, em uma conversa com D. Cici, contadora de histórias africanas do espaço cultural, ela diz que muitos meninos e meninas pertencem às famílias desestruturadas, ou que vivem em situação financeira precária, e acrescenta outro problema, muitos acima de 9 anos de idade, mesmo matriculados na escola ainda não sabem ler. Mesmo com todos estes desafios a fundação Pierre Verger, tem aberto janelas na vida de muitas crianças e muitos adolescentes que tiveram as portas da sociedade fechada para elas. Muito inspiradora, D. Cici se encoraja a cada dia a continuar trabalhando para que todos os que frequentam o espaço, não permaneçam do mesmo jeito como entraram, ela muito emocionada diz: “ Já perdi muitos meninos para o tráfico, chorei muito, mas não desisto”.

  

2 comentários:

  1. Conheci a Fundação Pierre Verger no ano de 2010 através de uma colega da faculdade.Apesar de ser universitária me acolheram sem questionamentos fiz um curso de teatro lá e foi uma experiência maravilhosa pra mim.Desde então sempre costumo indicar muitas pessoas para lá.Espero que esse espaço possa ser bastante utilizado por muitas crianças e adolescentes.


    Joiciélida Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Verdade Joice, quem conhece se apaixona. As crianças tem muito a nos ensinar!!!

    ResponderExcluir