Software Livre. O que é isto?



                                       
Antes de qualquer coisa, vamos a uma breve definição do que é o software livre, é o software que respeita a liberdade dos usuários de computador (particulares, bem como organizações e empresas), colocando os usuários em primeiro lugar e conceder-lhes a liberdade de controle na execução e adaptação a sua computação e processamento de dados às suas necessidades, permitindo-lhes a liberdade social, para ser capaz de cooperar ativamente com todos os usuários e desenvolvedores de sua escolha.
A partir de uma aula sobre o referente tema percebi o quanto as pessoas , e eu me incluo, são manipuladas na rede, pois bem, ao navegar na internet, ou utilizar outros recursos da rede nos sentimos livre para muitas atividades, eu me sentia assim, até descobrir que esta liberdade é limitada, muitas vezes pagando por um programa ou serviço que nem de longe deveria ser cobrado, quer um exemplo?! Os pacotes de programas e serviços vendidos pela Microsoft, pior ainda eu compro algo que nunca vai ser meu, ou seja, não posso alterar, copiar, vender, etc. Ao contrário do que acontece com o Sistema operacional Gnu Linux, que permite que seus usuários adquiram pacotes e serviços, e tenham realmente a liberdade de usar como quiser, tais como: A liberdade de executar o programa, a liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades, para isto, o acesso ao código-fonte é um pré-requisito, a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outras pessoas que precisarem, a  liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros, assim, dando a chance a outras pessoas de aproveitar o mesmo benefício, e o melhor, sem custos financeiros desnecessários.

                                Agora começa a guerra
A FSF é uma organização fundada em 1985 por Richard Stallman, considerado o pai do Software Livre. Stallman sempre foi contra softwares proprietários, ou seja, programas que não permitem aos usuários alterar seu código-fonte para modificar programa, não importando se ele for gratuito ou pago. Também é de criação de Stallman o projeto GNU, que junto do kernel desenvolvido por Linus Torvalds formaria mais tarde o sistema operacional Linux. Bem temos aqui alguns exemplos de aplicativos com códigos livres, são gratuitos, todavia não significa que não sejam poderosos. Criados por programadores dispostos a trazer melhorias para o mundo, muitos desses programas são superiores ao seus equivalentes pagos. Existem muitos idealistas por aí, compartilhando gratuitamente seu trabalho com o mundo, e pedindo auxílio de quem estiver disposto a ajudar. É isso que sustenta o movimento do código livre. As pessoas criam softwares e permitem que outras os usem ou os modifiquem de graça. Veja:
  • Gimpshop  -  programa similar ao Photoshop que possui muito mais recursos do que você provavelmente irá precisar.
·         Inkscape  - permite a criação de ilustrações e gráficos, parecido com o Freehand ou o Illustrator
  • Audacity  - versão atualizada de um famoso editor de arquivos de áudio
  • Media Player Classic  - O tocador que não é tão pesado quanto o Windows Média Player
·         Hand brake  - conversor que permite criar arquivos MPEG-4 a partir de qualquer DVD ou outra fonte compatível com o padrão DVD.
E ainda tem muito mais, pena que a Microsoft ainda tem muito espaço no mercado, e por conta disso continua com seu abusos, olha o que eu encontrei na site http://www.baboo.com.br :

A Comissão Européia decidiu em 2004 que a Microsoft abusou ilegalmente de seu domínio no mercado de servidores,aplicando uma multa recorde e exigindo mudanças. “A Microsoft está sempre ganhando mercado, e isto me preocupa”, segundo Kroes, se referindo os serviços usados pelo Windows para impressão, compartilhamento de arquivos e entrada de usuários.
A partir disto sei de uma coisa, a guerra está declarada em minha casa, pois estou decidida a mudar de sistema operacional e sei que isso não vai agradar vai todos, mas o homem tem uma facilidade incrível para novas adaptações, então porque não começar a se adaptar com a liberdade!?

2 comentários:

  1. Josi querida,
    Você traz um boa explanação sobre software livre, mas veja que tem coisas que não estão referenciadas, a exemplo, o primeiro parágrafo que é um trecho da wikipedia.

    Também é importante entender que o software livre permite o usuário ter acesso ao código-fonte, se ele vai fazer alterações no código fonte ou não, isso vai depender do conhecimento de cada um e da sua necessidade. Então, não é que o software livre está preso apenas a liberdade de alterar seu código-fonte para modificar programa,e sim, o software livre tem presente nele as quatro liberdades (executar, modificar, estudar) distribuir, mas para isso o código fonte precisa estar disponível, que é justamente o que não acontece com software proprietário.

    Também acho que você precisa incorporar no teu blog os elementos da hipertextualidade, que tanto discutimos no início da disciplina. Seu blog não leva a outros lugares, ele está muito linear... Vamos lá, vamos aproveitar e explorar mais as diversas linguagens e trazê-las para o blog.

    bjos
    Sule Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Sule, missão dada, missão cumprida. valeu a dica.

      Excluir