Conhecendo um pouco sobre Linguagem Brasileiras de Sinais

Olá Pessoal ta ai alguns links pra vcs conhecerem  um pouco sobre lingua brasileira de sinais-LIBRAS
muito legal.


http://www.acessobrasil.org.br/

www.ines.gov.br/libras

http://www.feneis.org.br/

http://www.surdosonline.com.br/



A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.
A LIBRAS possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei N° 10.436, no seu artigo 4º, dispõe o seguinte:
"O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente".

2 comentários:

  1. Oh Josi que legal!estou louca pra cursar a matéria de Libras na Faculdade pois é um lindo trabalho.bju

    ResponderExcluir
  2. Oi Josi,estou cursando LIBRAS na faculdade e estou simplesmente amando...mas apesar dessa paixão toda quero elaborar uma pesquisa na área de educação, algo revolucionário que possa contribuir na vida das pessoas.Se vc quiser fazer concurso ou se especializar nesta área ia ser uma boa,pois a minha professora falou que falta muitos profissionais na área aqui em Salvador.Obrigada pela dica, os sites são muito bons.Aguardo vc em 2012.bjão
    Joici

    ResponderExcluir