EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA



"A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si."Aristóteles

A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. A formação política, que tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão.
Muito embora outros segmentos participem dessa formação, como a família ou os meios de comunicação, não haverá democracia substancial se inexistir essa responsabilidade propiciada, sobretudo, pelo ambiente escolar. A idéia de educação deve estar intimamente ligada às de liberdade, democracia e cidadania. A educação não pode preparar nada para a democracia a não ser que também seja democrática.
A democracia não se refere só à ordem do poder público do Estado, mas devem existir em todas as relações sociais, econômicas, políticas e culturais. Começa na relação interindividual, passa pela família, a escola e culmina no Estado. Uma sociedade democrática é aquela que vai conseguindo democratizar todas as suas instituições e práticas
A adesão aos valores democráticos liberdade, pluralismo, resolução pacífica dos conflitos, eleições etc., e a participação política estão diretamente relacionados ao nível de escolaridade. O que afasta a maioria dos indivíduos da participação política são os valores neoliberais.
Nesta reinante concepção econômica e social o indivíduo tem valor de acordo com a sua capacidade de consumo. Somos tratados como consumidores e não como cidadãos. Ser cidadão significa lutar por seus direitos em todos os espaços. Assumir o valor da cidadania significa reafirmar o valor da solidariedade contra o individualismo, da cooperação contra o valor da competição.

Educar para a cidadania é adotar uma postura, é fazer escolhas. É despertar para as consciências dos direitos e deveres, é lutar pela justiça e não servir a interesses seculares. É uma urgência que grita e que deveria ecoar nos corações humanos e não nos alarmes das propriedades que tentam proteger a vergonha do que a civilização humana construiu. Para alcançarmos isso, não podemos ficar somente no ensinar para a cidadania. É preciso construir o espaço de se educar na cidadania. E nesse sentido, não é somente a preposição que muda. Muda a postura do professor que de cidadão que somente exige seus direitos passa a lembrar também dos seus deveres.
"É preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania". Paulo Freire

2 comentários:

  1. Menina o seu texto ta muito bom adorei com você consegue fazer uma relação muito boa entre educação e mercado, no momento em que coloca os estudantes como consumidores, questionando de maneira creitica esse modelo educacional ultrapassado que não consegue despertar nos jovens esse visão critica, olhe leia A pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, pois te ajudaré bastante a compreender esse relçao de opreção que não é só opreção é uma relação entre opressor e e oprimido, no qual o oprimodo deixa-se oprimir pelo opresssor. Sua escrita ta muito boa gostei muito da seu linguagem bastante instigante, sebe prende o leitor gostei de mais continue assim parabéns

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc e com o Francisco, o que vivenciamos hoje na educação, é mesmo uma política de poder contra os "alunos",principalmente, é claro na educação pública, aquela voltada para o povo. Povo esse, que é "educado" para ser massa de manobra nas mãos dos poderosos, uma vez que, dentro da sala de aula, o estudante já é treinado para ouvir e reproduzir, sem nenhum senso crítico. isso talvez se deva ao fato desses "alunos" já serem vistos como números: número de alunos que não podem ser reprovados; depois número de desempregados; e para os ainda menos "sortudos", número de jovens assassinados no final de semana...
    jose, parabéns pela escolha do texto, traduz o ponto de vista de uma mulher antenada e preocupada com o futuro da nossa sociedade. Bela iniciativa guerreira!

    ResponderExcluir