Porque ser professor?!!!

Olá queridos.Quero compartilhar com vocês a minha sartisfação.Estou cada dia mais feliz com o curso de letras vernáculas, a cada aula,cada seminário que participo fico mais convicta da minha escolha. Infeliizmente a sociedade em geral não valoriza os professores, mas foi essa a profissão que escolhi.Passei uma parte da minha vida estudando em escola pública,tive época de boa e de má aluna,conheci ...pessoas que considerei colegas ,amigos e irmãos,e conheci principalmente a realidade de muitos professores, bons e outros nem tanto. Mas a interrogação que dormia e amanhecia comigo era: "Porque um professor não é um bom professor?" ,O que lhes causavam tanta insatisfação e desanimo nas salas de aula? cara será que eles não tomaram um bom café da manhã?Ou o remédio da enchaqueca não fez efeito?!!O que será...? Mas eu também ficava feliz, quando um professor chegava na sala todo animado contagiando os alunos,aqueles professores considerados amigo da galera,"O cara".O que os motivavam? Bem,vou contar uma breve historia. Quando eu passei no vestibular da UFBA precisei do meu histórico escolar pra fazer minha matricula,então fui até a escola onde terminei o primeiro grau,fuito bem recebida, meus antigos professores e a direção ficaram muito felizes em saber que uma aluna daquela escola passara no vestibular da Federal ,e então me perguntaram: Qual foi o curso minha filha? Eu prontamente respondi feliz: Letras Vernáculas.
Uma das professoras ficou indignada e disse: Mas Josi,tanto tempo estudando,tanto esforço minha filha, logo letras?!! Me diga, com péssimas condições de trabalho e um salário miserável,que graça tem em ser professor?!!
Então, lembrando-me da minhas interrogações em relação a vida de um professor eu respondi: Olhe pró,esta pergunta eu ainda não sei responder,só sendo professor pra saber.
 

Um comentário:

  1. Poxa Josi é assim mesmo.Quando passei na UFBA também ouvi muito comentários assim e ficava desmotivada,querendo largar a faculdade e tudo.Mas hoje eu tenho uma auta-estima elevada e estou muito satisfeita com escolha que fiz.Tenho verdadeira paixão pela área de educação e seu que os meus esforços não serão em vão.Aprendi também que todo o profissional deve se qualificar sempre se quiser ganhar bem,é assim em todas as profissões.Vc deve se contruir como profissional a cada dia.Dou muito valor aos meus esforços e todos os anos de estudo,nós temos que nos valorizar sempre,quanto profissionais e como pessoa também.Na UFBA eu fiquei um pouco triste porque em Letras eles se distanciam muito da área pedagógica,deixando muito a desejar nesse aspecto.Porém fui atrás de formas de me fortalecer como educadora,tenho várias amigas pedagogas que me dão esse suporte que a UFBA não dá.Penso também em fazer especialização numa área voltada para o ensino,procuro sempre a assistir seminários nessa área também e estou feliz,sobrevivendo ao curso de Letras que é difícil pra caramba porém é recompensador sim.beijos,sucesso nessa jornada.E futuramente vamos trocar muitas figurinhas e discutir bastante sobre a área de educação para fazer esse mundo melhor.
    joiciélida

    ResponderExcluir