Seminários- EDC287



No final do semestre da disciplina de Educação e Tecnologia, a turma teve a oportunidade de apresentar sobre as Tecnologias da informação e da comunicação na educação. Durante as apresentações tivemos a oportunidade de entender que nenhuma tecnologia é substituível, o rádio , os impressos, a televisão e principalmente a internet que consegue abraçar todas as outras vão se desenvolvendo, e cada um destes podem ser utilizados para fins específicos, essas tecnologia tem um papel muito importante na escola, e contribui significativamente para o processo de aprendizagem dos alunos nos dias atuais.




O Rádio.
A equipe que abordou este tema, mostrou a turma a história do rádio, sua importância na sociedade como veículo de informação, foi muito interessante saber como este recurso foi inserido nas escolas e como ele era utilizado, a equipe apresentou também alguns projetos que ainda acontecem nas escolas utilizando o rádio, como o projeto rádio nas escolas. Durante a  apresentação, a turma teve a oportunidade de contribuir com experiencias, o interessante é que debatemos algumas questões politicas e sociais a respeito, a finalidade de um determinado projeto, e como de fato ele é posto em prática na escola, afinal qual é mesmo o objetivo do rádio na escola? Sociabilizar o ambiente escolar? Mais uma ferramenta de apoio didático? Bem na verdade penso que qualquer tecnologia em que os alunos possam aprender e desenvolver de forma independente, utilizando sua criatividade, com orientação é claro, mas sem manipulação, contribui para que ele o aprendizado.


A Televisão 
Sinceramente acho que a televisão é imbatível, durante o seminário sobre TV e Educação, mais uma vez conhecemos um pouco da história dela, e sem dúvidas ela continua sendo a paixão nacional, não tem quem substitua a televisão da sala, por um computador com internet ou um som potente, as família brasileiras hoje podem ter acesso as mais avançadas tecnologias da informação mas a televisão sempre terá seu lugar de honra. Mas, e nas escolas? A TV tem um lugar especial? Percebi durante as discussões que cada escola tem uma realidade, algumas escolas utilizam o aparelho, algumas como projetor de vídeo, outras apenas com os canais educativos disponibilizados, e outras nem utilizam, porque não há televisão, ou não funcionam. ou não há interesse de utiliza-la. E infelizmente isto acontece porque não há um incentivo para o bom aproveitamento deste recurso, Moram diz que a eficácia de comunicação dos meios eletrônicos, em particular da televisão, se deve também à capacidade de articulação, de superposição e de combinação de linguagens diferentes - imagens, falas, música, escrita - com uma narrativa fluida, uma lógica pouco delimitada, gêneros, conteúdos e limites éticos pouco precisos, o que lhe permite alto grau de entropia, de flexibilidade, de adaptação à concorrência, a novas situações. Num olhar distante tudo parece igual, tudo se repete, tudo se copia; ao olhar mais de perto, por trás da fórmula conhecida, há mil nuances, detalhes que introduzem variantes adaptadoras e diferenciadoras. Sendo assim penso que há muito que se aproveitar, a televisão faz parte da nossa vida, do cotidiano do brasileiro, os alunos poderiam discutir sobre muitas coisas que vêem na TV, e os professores poderiam sim satisfatoriamente avaliar a aprendizagem a partir de discussões geradas a respeitos de programas que os alunos  assistem.


Os Impressos 
Neste tema mais uma vez vimos como iniciou o processo dos primeiros materiais impressos, desde a necessidade do homem de registrar fatos cotidiano, até criação do códex e posteriormente a produção de jornais, revistas, livros e outros impressos. A mídia impressa se popularizou e hoje todo mundo tem acesso, e por falar em acesso, aprendemos no seminário que este é o recurso que até então alicerça a educação, mesmo com as novas tecnologias estarem chegando nas escolas, a utilização dos livros em geral ,ainda vem em primeiro lugar, os e-books, os tables, o projeto UCA ( Um Computador por Auno) ainda não conseguiu superar, nem mesmo igualar sua utilização em relação aos livros e os impressos que fazem parte da organização da escola atual.

                                            A Internet

Este tema foi um pouco mais amplo para se discutir, pois por ser uma tecnologia de consegue reunir todas estas anteriores, é a que mais foi discutido durante o semestre  em todos os encontros da turma, a equipe teve a responsabilidade de trazer alguns problemas para serem discutidos em sala, as políticas públicas para a utilização da internet nas escolas, a diferença do que é inclusão digital e a integração desta tecnologia nas escolas, pudemos discutir o quanto tanto o computador como a internet está sendo utilizada de maneira tão quadrada e pré-direcionada, quando os alunos tem acesso a uma máquina, esta não tem internet, e quando tem internet, os recursos disponíveis são limitados, o foco da discussão se deu a partir de um vídeo de uma reportagem sobre a utilização do computador com a internet em uma determinada escola, veja o vídeo, intitulado por Inclusão Digital nas Escolas. Click em: //www.youtube.com/watch?v=vaZ_p44TdJs
A partir de então discutimos sobre várias questões envolvendo a mínima utilização da internet nas escolas, e os motivos que levam tanto os professores como a gestão da escola, a limitar a utilização da internet, tais como, a capacitação dos professores  para que os alunos possam ser orientados, as regras que são impostas para que os alunos utilizem os telecentros, e outros. A partir destas discussões vimos que as tecnologias da informação, tanto o rádio, a televisão as mídias impressas quanto a internet vem sem subutilizadas nas escolas, a capacidade de manipulação das ferramentas e a criatividade dos alunos não tem sido aproveitadas por conta da formalidades das escolas, formalidade esta que impedem que a educação avance assim como as tecnologias vem avançando.








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